TUDO SOBRE: Dentes Amarelados

Além de ser uma preocupação estética, dentes amarelados podem ser sinal de problemas de saúde bucal. Por isso, é importante cuidar e procurar um dentista para uma avaliação. Diversas causas estão atribuídas a eles, desde fatores internos e inofensivos quanto externos e prejudiciais.

Leia esse post e fique por dentro!  

Quais os fatores que causam dentes amarelados?

            O amarelamento dentário é ocasionado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos são aqueles que não podemos evitar como a genética de cada indivíduo e o próprio envelhecimento dentário, que com a deposição de cálcio ao longo dos anos vai deixando os dentes com um aspecto mais amarelado. Já os fatores extrínsecos, muitas vezes, podem ser evitados, o que é o caso da alimentação e dos hábitos viciosos como o cigarro. Sabe-se que alimentos com pigmentos fortes, como café, vinho tinto, chimarrão e chás têm maior poder de pigmentação. Além disso, os dentes podem ficar manchados pelo uso excessivo de Tetraciclina (grupo de antibióticos) durante a formação dos dentes, assim como de flúor e também por más formações dentárias.

Depois que ficam amarelados, os dentes podem voltar a ficar brancos só com a escovação?

            Os dentes após estarem amarelados não voltam a coloração inicial apenas com a escovação, pois esses pigmentos se depositam na parte interna dos mesmos. Por isso, apenas um tratamento mais intenso será capaz de clareá-los novamente. A escovação vai remover os pigmentos mais superficiais e recentes.

Quais os tratamentos podem ser feitos?

            Os tratamentos variam de acordo com o tipo de pigmentação. Pode precisar apenas uma profilaxia (limpeza) e clareamento dentário, ou tratamentos mais invasivos com facetas estéticas (lâminas de cerâmica ou resina que recobrem a parte da frente dos dentes) e coroas protéticas.

Dentes amarelados podem significar alguma doença?

            Os dentes amarelados não significam nenhuma doença. Porém, existem algumas síndromes que deixam os dentes manchados.

Como se evita essa cor nos dentes?

            Os fatores intrínsecos não temos como evitar, apenas fazer tratamentos para melhorar o aspecto amarelado. Mas podemos controlar os efeitos extrínsecos, fazendo o uso racional de alimentos muito pigmentados e associando a escovação logo após ingerir esses tipos de alimentos. Além disso, deve-se evitar o uso de cigarros.

Que cuidados é preciso ter com tratamentos que se pode fazer em casa, como aquelas fitas adesivas?

            Nenhum tratamento deve ser feito sem o acompanhamento do cirurgião-dentista, pois nos tratamentos são utilizadas substâncias químicas tais como peróxidos em alta concentração, que se utilizadas de maneira equivocada, podem gerar severas conseqüências como: sensibilidade excessiva, ulcerações e sangramento  gengival e até mesmo danos na estrutura dentária. As fitas clareadoras não são confeccionadas de acordo com a arcada dentária do paciente, apenas envolvem os dentes, com isso não promovem a vedação e podem não cobrir a totalidade da estrutura dentária, o que pode ocasionar um clareamento não homogêneo e alterações gengivais. Além disso, apresentam agente clareador em concentração inferior à recomendada pelos profissionais. A comercialização destas fitas está proibida no Brasil.

Há alimentos que devem ser evitados?

            Não indicamos a restrição de nenhum tipo de alimento para evitar o amarelamento dos dentes, visto que esse processo também vai ocorrer pelo próprio envelhecimento dentário. O indicado é fazer consultas periódicas ao dentista e sempre que necessário esse irá indicar o melhor tratamento para cada caso.

 

Veja alguns exemplos abaixo:

 

Apresentação de manchas normalmente esbranquiçadas, que são alterações no esmalte do dente pelo excesso de ingestão de flúor. TRATAMENTO: muitos pacientes procuram o dentista para fazer um clareamento e igualar a cor do dente, porém nesses casos antes é necessário um procedimento chamado microabrasão para remover as manchas e depois fazer o clareamento. Caso não seja realizado esse procedimento, as lesões podem ficar ainda mais evidentes.

 

 

Dentes incisivos laterais escurecidos pela necrose e pelo tratamento de canal. TRATAMENTO: restaurador com facetas ou coroas cerâmicas. Clareamento dental é pouco efetivo.

 

 

Má formação de caráter hereditário da estrutura dentária. TRATAMENTO: restaurador, como facetas em resina composta ou cerâmicas. Clareamento dentário não é efetivo.

 

 

 

Amarelamento por fatores extrínsecos, como alimentação e manchas causadas pelo cigarro. TRATAMENTO: Limpeza, clareamento dentário e troca de restaurações pigmentadas.