Tudo sobre CLAREAMENTO

Ter um sorriso bonito, com dentes alinhados e brancos, é o desejo de muitas pessoas. Se você procurar, vai encontrar na internet ou em farmácias produtos que servem para essa finalidade, porém cuidado! Por mais que possa parecer simples clarear os dentes, o procedimento requer muito critério e a orientação de um cirurgião-dentista, a fim de evitar qualquer tipo de dano ou lesão.

 

MAS, PRIMEIRO, POR QUE OS DENTES ESCURECEM?

O processo natural do envelhecimento dentário faz com que os dentes se tornem amarelados, assim como na pele vão formando rugas. As rugas do sorriso é o próprio amarelamento dentário.

Interferem na pigmentação:
– consumo constante de alimentos e bebidas como café, chimarrão, açaí, que possuem corantes em sua composição;
– fatores genéticos;
– má higiene;
– uso de tabaco ou até mesmo alguns medicamentos.

 

QUAIS TIPOS DE TRATAMENTO EXISTEM?
Hoje temos disponíveis, como tratamento convencional, o clareamento realizado no consultório e o clareamento caseiro, porém ambos com supervisão do dentista, SEMPRE.
No consultório: O profissional faz uso de produtos com uma concentração mais alta. Por ser mais potente, pode dar mais sensibilidade.
Em casa: O dentista confecciona moldeiras personalizadas para cada paciente e verifica qual o melhor gel para o tratamento. O paciente utiliza em casa, seguindo orientações do profissional e o resultado final se obtém de três a quatro semanas.

 

O QUE É PRECISO FAZER ANTES DE INICIAR O CLAREAMENTO?
Qualquer procedimento merece cuidados. No caso do clareamento não é diferente. Veja abaixo quais são:

– O clareamento não faz efeito nas restaurações, ou seja, elas não vão clarear. O efeito ocorre apenas sobre os dentes, por isso após o tratamento o paciente pode precisar trocar as restaurações. A mesma coisa ocorre em dentes que possuem tratamento de canal. Não vai clarear.

– Para aqueles que estão passando por algum tipo de procedimento médico debilitante, o clareamento não é indicado.

– Quem possui muita sensibilidade deverá fazer, antes do clareamento, tratamento para reduzir essa sensibilidade. Assim como, o gel escolhido pelo profissional deverá ser o que cause menos sensibilidade.

 

Para saber qual o melhor tratamento para você, procure um dentista e transforme seu sorriso!