TRATAMENTO DE CANAL: Quando fazer??

Uma das piores dores que podemos ter é a dor de dente. Aquelas pessoas que já passaram por isso, sabem como é ruim essa sensação. Por ser forte, a dor já sinaliza ao paciente que algo está errado e que pode ser necessário um tratamento de canal, porém é preciso identificar o problema para ter certeza.

Em primeiro lugar é imprescindível uma consulta com um dentista, que avaliará a sua saúde bucal. Entretanto, além da dor, alguns sinais podem indicar a necessidade da realização do tratamento de canal:

– hipersensibilidade dentária;
– inchaço da gengiva;
– alteração na cor do dente;
– trauma nos dentes;
– cárie profunda;
– fraturas.

Mas o que é o TRATAMENTO DE CANAL?
É realizado para tratar problemas relacionados com a área central do dente, a polpa dentária, um tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

Como é feito o tratamento?
O procedimento remove a polpa danificada, limpando e desinfectando o canal para realizar o preenchimento de selamento da área afetada. É efetuado com equipamentos profissionais, manuais ou elétricos, com auxílio de radiografia e sob anestesia.

Quais são os cuidados após o tratamento?
Após o procedimento é normal que o paciente sinta o dente sensível, principalmente ao mastigar. Por isso é aconselhável alguns medicamentos indicados pelo dentista para auxiliar no alívio da dor. Cuidar com a alimentação, evitando alimentos duros, é importante, assim como uma boa higienização dos dentes com uma escova de cerdas macias, fio dental e o que mais for indicado pelo profissional. É fundamental marcar uma nova consulta para realizar a restauração definitiva e garantir a melhor recuperação.

Como PREVENIR para não precisar passar pelo tratamento?
A correta higienização diária é um dos principais cuidados que devemos ter, além de evitar possíveis traumas dentários. Veja abaixo algumas dicas e hábitos benéficos que podemos adotar:

– manter uma higiene bucal adequada
– Utilize uma pasta dental rica em flúor para fortalecer o esmalte dos dentes;
– É importante que sua escova de dentes seja de cerdas macias para evitar o atrito excessivo no esmalte;
– passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
– faça o tratamento da cárie;
– use proteção em caso de fazer esportes de risco;
– utilize placa se for identificado apartamento dos dentes ou bruxismo

Claro, além de tudo isso, é importante visitar regularmente o dentista, deixando em dia sua saúde bucal. O melhor, SEMPRE, é prevenir do que remediar!!