HÁBITOS PARAFUNCIONAIS…Você sabe o que são??

Você tem o costume de roer as unhas ou colocar a caneta entre os dentes? Essas pequenas práticas do dia a dia são, na verdade, hábitos parafuncionais…costumes involuntários que podem trazer problemas severos na saúde bucal.

Os hábitos podem ser simples ou específicos, mas a maioria deles são manias que nós nem percebemos ter. Coisas simples que podem ser a causa de dores.

Hábitos mais comuns:

• Apertar os lábios;
  • Colocar objetos entre os dentes ou mordê-los;
  • Apoiar a mandíbula nas mãos;
  • Chupar ou morder os dedos;
  • Roer as unhas e cutículas;
  • Mastigar com apenas um lado;
  • Apoiar a bochecha na mão para dormir;
  • Bruxismo.

O que eles causam no corpo?

Manter esses hábitos por um longo tempo pode trazer complicações tanto bucais quanto no seu cotidiano, pois colocam a boca e os ossos da face em posições anormais ou os sobrecarregam.

As consequências ou sintomas mais comuns que vemos são o desgaste nos dentes e as dores de cabeça. No bruxismo, em casos mais intensos, os dentes podem até mesmo trincar e apresentar casos sérios de sensibilidade dental.

Problemas para dormir e dores no pescoço também podem aparecer, aumentando ou causando o estresse e a sensação de cansaço ao despertar.

Além disso, uma das maiores preocupações é a DTM (Disfunção Temporomandibular) que é um problema que afeta a ATM (articulação temporomandibular), responsável pela abertura e fechamento da boca.

Há cura ou tratamento?

Sem dúvida, a melhor forma de tratamento é parar com esses hábitos. Ou seja, se você sofre com algumas dessas manias, precisa se reeducar para tirá-los da sua rotina. É uma mudança que ocorre aos poucos, mas é essencial!

Porém, nem todos esses hábitos podem ser evitados com facilidade. O bruxismo, por exemplo, não tem cura, mas possui tratamentos efetivos para melhora da qualidade de vida, assim como os casos de DTM.

Não deixe de cuidar da sua saúde bucal. Procure um dentista o quanto antes!