Dores de cabeça frequentes? Pode ser MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA.

Sentir dor não é nada agradável nem mesmo natural. É um incômodo que atrapalha nosso dia a dia, interfere negativamente em nossa disposição, física ou mental, gerando muitas vezes falta de concentração e estresse. De modo geral, acabamos associando a dor ao cansaço vindo da nossa rotina e nos automedicamos, sem dar a devida importância à causa do problema. Mas o que pouca gente sabe, é que dores de cabeça frequentes e até mesmo dor nas costas, podem estar relacionadas à MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA.

 

Entenda mais o que é isso!

Oclusão dentária é a forma como os seus dentes se relacionam entre si, ou seja, é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. O correto é que os dentes superiores encubram ligeiramente os inferiores. Quando isso ocorre de forma errada, é o que chamamos de oclusão.

Portanto, quando o paciente apresenta esse encaixe da mordida que não é perfeito, os músculos da cabeça e pescoço buscam uma forma de compensar esse efeito, de ficar mais confortável, e essa mudança acaba gerando um efeito colateral que é a dor.

 

A má oclusão pode ser resultado de diversos fatores, como:

– genética;

– mau alinhamento;

– ausência de dentes;

– desgastes excessivos causados pelo bruxismo;

– fraturas;

– desproporção entre os ossos maxilar e mandibular.

 

Visitas periódicas ao dentista, desde a primeira infância, para realização do acompanhamento e desenvolvimento correto da oclusão, evita o problema no futuro.

Se você quiser obter o diagnóstico de má oclusão dentária, procure um dentista. Ele irá indicar o tratamento mais adequado.