Você já ouviu falar em HIPERPLASIA GENGIVAL (Crescimento gengival)?

O termo hiperplasia gengival, apesar de amplamente utilizado no meio clínico, não é adequadamente empregado. Pois, segundo a literatura, o termo hiperplasia é uma nomenclatura usada histologicamente e que descreve o aumento do tamanho de um tecido por aumento do número de fibras e células. Por essa razão, designaram mais tarde esta alteração como aumento de volume gengival ou crescimento gengival associado a medicamentos. Deve ser empregado para identificar um aumento do volume da gengiva, resultante de uma proliferação de fibras e células do tecido conjuntivo, sem exibir propriedades neoplásicas.

Alguns fatores podem causar esse crescimento gengival que, dependendo do quadro clínico e intensidade, podem ter uma remissão com adequada higiene bucal ou chegando até a ter a necessidade de procedimentos cirúrgicos periodontais para melhora do quadro clínico.

PRINCIPAIS CAUSAS

• PLACA BACTERIANA

A má higiene dentária leva ao acúmulo do biofilme, fator que causa doenças gengivais e cárie. Se ela não for removida pode gerar também cálculo (tártaro) e até halitose (mau hálito).

• MEDICAMENTOS

Pessoas que precisam fazer uso de medicações como anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio e imunossupressores, podem apresentar como reação o crescimento das células da gengiva. As substancias mais comuns relacionadas à isso são a Femitoína, Ciclosporina  e  Nifedipina.

TRATAMENTO

Para escolher o melhor tratamento, precisa-se descobrir o agente causador e identificar qual o grau de severidade do crescimento gengival, além do comprometimento funcional e estético do paciente. Portanto, a remoção dele pode ser:

• Melhora da higiene bucal com uso de instrumentos como escovas do tipo unitufo associados ou não a um controle químico como bochechos ou gel de clorexidina por tempo limitado;
  • Substituição do medicamento (em acordo com o médico do paciente);
  • Tratamento periodontal (limpeza) na parte superior da gengiva como subgengival;
  • Identificação de situações clínicas que podem estar acumulando placa como cáries ou próteses desadaptadas;
  • Cirurgias periodontais para remoção desse excesso gengival e devolução da estética da região;
  • Manutenção para não haver recidivas.

Procure seu dentista o quanto antes para dar início ao tratamento. Lembre-se que para evitar esse tipo de lesão o ideal é manter a saúde bucal em dia, realizando a manutenção frequente, determinada pelo dentista, de acordo com o perfil individual do paciente!!!