Traumatismo nos Dentes de Leite

A maior incidência de traumatismo na dentição decídua ocorre entre 2 e 3 anos de idade, quando a coordenação motora está em desenvolvimento, fase em que as crianças sentem a necessidade de explorar o mundo exterior e que coincide com o início da formação do dente permanente. O trauma da dentição decídua pode causar impacto físico, emocional e psicológico para crianças de qualquer idade, porém, muitos responsáveis acabam não atribuindo a devida importância.

A avaliação com o Odontopediatra inclui:

• histórico do caso
  • exame clínico
  • testes adicionais como palpação
  • percussão
  • mobilidade

Exame radiográfico será realizado ou solicitado quando necessário.

O plano de tratamento leva em consideração o estado de saúde do paciente e o estágio de desenvolvimento dentário, bem como a extensão das lesões. Assim que um dente decíduo tenha sofrido trauma, a estratégia de tratamento é direcionada para o cuidado de segurança da dentição permanente.

O trauma pode causar:

• alteração de cor
  • necrose pulpar
  • fístulas
  • cistos
  • reabsorções nos dentes decíduos afetados

Além disso, pode também causar danos aos dentes permanentes em desenvolvimento tais como:

• alteração na formação do germe
  • retenção prolongada
  • desvio do eixo de erupção, etc.

A consequência pode ainda ser mais extensa como o trauma de côndilo (estrutura integrante da Articulação Têmporo Mandibular – ATM) que é de difícil diagnóstico e muitas vezes tardio.

O acompanhamento periódico dessas injúrias é essencial para o diagnóstico de complicações subsequentes ao trauma, tanto na dentição decídua como possíveis sequelas na dentição permanente. O correto diagnóstico e tratamento pode amenizar o impacto desse trauma para o paciente infantil e sua família.