INVERNO X SORRISO SAUDÁVEL

Hoje inicia o inverno…a época mais fria do ano! E com ele, aumenta a procura por chás, cafés, vinhos e comidas quentinhas! O que nem todos sabem é que tais hábitos, bem como algumas doenças comuns com a mudança de temperatura, podem prejudicar os dentes.

Confira alguns cuidados importantes para que o seu sorriso continue lindo e saudável nesse período do ano:

AUMENTO DE SENSAÇÃO DOLOROSA POR SENSIBILIDADE DURANTE O INVERNO

Durante o inverno rigoroso podemos ter temperaturas bem baixas. Algumas pessoas apresentam hipersensibilidade por exposição da raiz dentária. Isso pode gerar um desconforto maior durante o inverno associado à exposição dessas áreas ao sorrir e conversar, por exemplo, em regiões com ventos frequentes. Existe tratamento para hipersensibilidade… procure seu dentista!

SINUSITE PODE CAUSAR INCÔMODOS

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, região que fica próxima ao nariz. Esse edema pode pressionar os dentes pré-molares, causando uma dor que costuma ser confundida com um problema dental. Se você sofre de sinusite, procure mantê-la tratada para que uma crise não prejudique seu bem-estar e em caso de dúvida, procure um otorrino.

CHÁ, CAFÉ E VINHO E O AMARELAMENTO DENTAL

As bebidas mais queridas do inverno podem deixar seu sorriso menos branco. Os chás, vinhos e cafés amarelam os dentes. Quanto maior o consumo, maior será o escurecimento dentário. O ideal é evitar a ingestão exagerada, manter a saúde bucal com uma boa higiene, realizada da maneira correta. Porém, se você não quer abrir mão de consumir muito esses alimentos, aproveite as coisas boas do inverno e depois procure o dentista para fazer um clareamento.

COMIDAS QUENTES

Uma dica muito importante é evitar a ingestão de alimentos muito quentes para evitar queimaduras e lesões bucais.

AUMENTO NO CONSUMO DE DOCES

É normal sentir mais fome no frio, mas outro hábito comum que deve ser monitorado é a ingestão de açúcares. Grandes causadores da cárie, eles estão presentes em guloseimas e nos chocolates quentes A dica é não abusar e manter a frequência da escovação.

SENTIR A BOCA SECA É NORMAL

Os causadores da boca seca, em geral, são o vento ou algum problema respiratório que faz com que a pessoa respire pela boca. Para evitar o ressecamento e suas consequências negativas, como doenças da garganta, não esqueça de beber bastante água. Fique atento aos sintomas de ressecamento em outros locais, como olhos, e em caso de dúvida, procurar um estomatologista.

HIGIENE EM DIA

A última dica não diz respeito apenas aos cuidados necessários no inverno, mas também às demais estações. Manter a higiene é fundamental para a saúde bucal.