IMPLANTE X PRÓTESE

Em um certo momento da vida, por algum motivo, podemos perder um ou mais dentes. Então surge a dúvida: qual é o melhor tratamento?

Existem duas opções definitivas que servem para substituir os dentes perdidos: as próteses e os implantes dentários. Ambos são indicados pelos dentistas, mas existem suas diferenças.

As próteses fixas são indicadas para os pacientes que perderam um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Para a prótese fixa funcionar, ela precisa dos outros dentes para servir de pilar e ser fixada. Se não houver mais nenhum dente, existe a possibilidade da prótese móvel (dentadura) que substitui toda a arcada perdida. Já o implante, pode ser indicado tanto para substituir um dente ou uma arcada dentária inteira. O procedimento se resume em colocar um pino dentro do osso e, por cima dele, colocar a coroa (dente) artificial.

Veja as vantagens e desvantagens de cada procedimento.

PRÓTESE

Vantagens

Custo tende a ser mais baixo;

Não depende da qualidade do osso;

É um procedimento mais rápido.

 

Desvantagens

Necessita dos desgastes de outros dentes (muitas vezes saudáveis);

O dente substituto não fica integrado ao osso;

Não permite o uso do fio dental entre os dentes, pois não dá espaço entre eles;

Pode acumular sujeira por baixo da prótese, portanto, necessita de uso de escovas interdentais e passa fio para complementar a higiene.

 

IMPLANTE DENTÁRIO

Vantagens

Os dentes ficam extremamente firmes, melhorando a mastigação;

A durabilidade é muito grande;

Preserva o osso;

Resultado mais natural.

 

Desvantagens

Não pode ser feito em todos os casos;

Custo mais alto;

Leva de 4 a 9 meses para conclusão do procedimento.

 

A escolha do melhor método para a situação deve ser feita em conjunto com o seu dentista, avaliando os prós e contras de cada procedimento e as suas consequências.